image image
ANDRÉ CARNIER É CAMPEÃO CARIOCA PELO 8º ANO CONSECUTIVO
André Carnier mantém a hegemonia no Rio de Janeiro, e é Campeão Carioca pela 8ª vez seguida.
Leia mais...
RONI DUARTE E MARINA COSTA - CAMPEÕES BRASILEIROS DE SQUASH 2013
Roni Duarte e Marina Costa sagraram-se Campeões Brasileiros de 2013, nas categorias Open Profissional Masculina e Feminina.
Leia mais...

RONI DUARTE E MARINA COSTA - CAMPEÕES BRASILEIROS DE SQUASH 2013

 DSC00533_640x480Paula Toledo e Marina Costa

O XXXIV Campeonato Brasileiro de Squash foi disputado em Belo Horizonte no último final de semana, tendo como sedes as academias Escola Mineira de Squash, Nick Squash e Arena Squash.

gilvandro_renato_e_pintoGilvandro Rodrigues, Renato Moura e Luiz Pinto

Os mineiros mostraram-se bons anfitriões, com uma estrutura excelente nas academias, além da disponibilidade de transporte feita através de vans, que deram conta de transportar atletas de todos os cantos do Brasil, que foram a Minas Gerais em busca do título de Campeão Brasileiro de 2013 e também do clima de confraternização e amizade que sempre acontece em todos os Campeonatos Brasileiros.

As categorias mais nobres do evento eram as Open Profissional Masculino e Feminino, que tiveram a participação de alguns dos melhores atletas profissionais do Brasil, representando duas gerações do squash brasileiro.

Na categoria masculina, participaram Roni Duarte, Manoel Pereira, Roni Santos e Marcelo Braga, o atleta Vini Costa não compareceu ao torneio, por ter sofrido uma contusão na coluna, ficando impossibilitado de levar seu squash de altíssimo nível a Belo Horizonte.

roni_e_manuRoni Duarte e Manoel Pereira

Na primeira rodada, Roni Santos foi implacável com Marcelo Braga, vencendo em três games, com parciais de 11-6, 11-4 e 11-8, enquanto isso na quadra ao lado acontecia uma partida para ficar na história do Campeonato Brasileiro, Roni Duarte e Manoel Pereira fizeram uma partida de cinco games, que durou 1 hora e quarenta e um minutos, com o atleta do Rio de Janeiro levando a melhor no final, o que lhe deu uma enorme euforia, que parecia ser o prenúncio do que estava para acontecer no final de semana, as parciais da partida foram 11-6, 3-11, 9-11, 11-9 e 13-11.

marcelo_braga_e_roni_duarteMarcelo Braga e Roni Duarte

A segunda rodada teve a difícil vitória de Roni Duarte sobre Marcelo Braga, apesar de o placar ter marcado 11-5, 11-6 e 11-8, o atleta carioca teve que usar o seu vigor físico para poder suplantar o talentoso atleta, que com apenas 17 anos de idade, mostrou que será um dos maiores do Brasil em breve.

O outro jogo da rodada foi espetacular, com Manoel Pereira e Roni Santos jogando cinco games para definir o vencedor, Roni mostrou todo o seu talento e experiência em quadra e Manu mostrou seu invejável preparo físico e sua enorme força mental para conquistar uma vitória de virada épica, que teve as parciais de 8-11, 8-11, 11-9, 11-7 e 11-7 e proporcionou ao público presente vários momentos de encanto, mostrando porque o squash é um esporte tão apaixonante.

Na última rodada, Roni Duarte, Roni Santos e Manoel Pereira ainda tinham chances de título e o frisson era grande para se saber quem seria o Campeão deste ano.

marcelo_braga_manoel_pereira_e_roni_duarteMarcelo Braga com Manoel Pereira e Roni Duarte

Os jogos marcados eram entre Marcelo Braga x Manoel Pereira e Roni Duarte x Roni Santos, Marcelo entrou em quadra sem responsabilidade e isto só o favoreceu, pois fez uma partida que deixou os espectadores maravilhados com sua habilidade, porém Manu estava com sede do título e abriu o jogo ganhando os dois primeiros games por 11-1 e 11-2, só que no terceiro game o jovem conseguiu encaixar e venceu por 11-9, com este resultado Manu se despedia da disputa pelo título, mas fez questão de conquistar a vitória, fechando o quarto game e o jogo com 11-8.

O jogo decisivo que contava era entre os dois Ronis, o jovem Duarte e o experiente Santos, um duelo entre o novo e o antigo squash, que só poderia proporcionar um belo espetáculo, Roni Santos começou na frente em busca de mais um título brasileiro para sua carreira, fazendo 12-10 no primeiro game, porém o carioca estava muito focado e mirava um título inédito para sua carreira profissional, desta maneira ele conquistou uma merecida vitória nos três games seguintes por 11-5, 11-4 e 11-6.

A categoria Open Profissional Feminina tinha uma favorita declarada desde o começo: Marina Costa, a gauchinha pisou em Belo Horizonte para enfrentar a experiente Paula Toledo e os novos talentos Giovanna Ambrozi e Giovanna Veiga.

paula_toledo_e_giovanna_ambroziPaula Toledo e Giovanna Ambrozi

Na primeira rodada, Marina não deu chances a Giovanna Veiga e venceu por 11-4, 11-3 e 11-2, na outra partida Giovanna Ambrozi deu muito trabalho para Paula Toledo, que conseguiu a vitória por 12-10, 5-11, 11-9 e 11-9.

giovanna_veiga_e_marina_costaGiovanna Veiga e Marina Costa

A ainda menina Giovanna Ambrozi mostrou que é uma grande promessa do squash brasileiro, pois na segunda rodada fez um partidaço contra Marina Costa, que precisou de cinco games para conquistar a vitória, que a deixou muito perto do título, as parciais desta partida foram 8-11, 11-6, 4-11, 11-4 e 11-9, na outra partida da rodada Paula também sofreu, só que bem menos, para vencer Giovanna Veiga por 11-6, 12-10 e 11-4.

Com estes resultados, o quadrangular acabou tendo apenas uma partida decisiva, que colocava Marina Costa e Paula Toledo frente a frente em busca do título de Campeã Brasileira de 2013, Marina saiu na frente nos dois primeiros games, fazendo 11-6 e 11-8, mas Paula buscou uma redenção no terceiro game, fazendo 11-7, só que Marina fechou o jogo, vencendo o quarto game por 11-6.

Roni Duarte e Marina Costa sagraram-se assim Campeões Brasileiros Profissionais de 2013, juntando-se a Rafael Alarcon e Thaisa Serafini, Campeões da Copa Brasil de 2013, como os vencedores dos dois maiores torneios nacionais do ano.

Uma categoria que também proporcionou excelentes partidas foi a Open Adulto Masculina, que teve como Campeão o atleta Sidney Costa, que venceu na final ao paulista Vinicius Morello, pelo placar de 11-7, 11-6, 10-12 e 11-3.

Diego Gobbi conquistou a categoria mais nobre entre as juvenis, o paulista foi Campeão da Sub19 Masculina, vencendo em uma excelente final a Marcelo Braga por 11-6, 11-7 e 12-10.

thiago_castelo_e_murilo_fernandesThiago Castelo Branco e Murilo Fernandes

Murilo Fernandes foi um dos grandes nomes deste Campeonato Brasileiro, pois além de ser o responsável pela eliminação de André Carnier na categoria Open Adulta, em um dos melhores jogos deste torneio, fez outras belíssimas apresentações e comemorou o título da Master 19A Masculina, ao derrotar Thiago Castelo Branco na final por 11-5, 17-15 e 11-6.

Antonio Roldão é o maior vencedor de títulos brasileiros, neste ano ele chegou ao 20º, vencendo na categoria Master 60, ao derrotar Luiz Marcatto na final por 9-11, 14-12, 11-4 e 11-3, Roldão ainda deu show na categoria Master 45A, vencendo Angelo Santos na fase de grupos e fazendo uma final contra o favorito Walter Meyer, que desta vez saiu com o troféu de Campeão, derrotando o sexagenário Roldão por 11-5, 11-6, 6-11 e 11-4.

Outro destaque foi a categoria Sub13 Masculina, que teve grandes e equilibradas partidas, deixando o público enternecido com o nível e a entrega dos meninos, Bruno Nicoletti foi o grande Campeão, vencendo na final a Lucas Oliveira por 7-11, 11-8, 7-11, 11-5 e 11-9.

trofeu

Vejam todos os Campeões Brasileiros de 2013.

Open Profissional Masculina

Campeão: Ronivaldo Duarte (RJ)

Vice: Manoel Pereira (SP)

3º: Ronivaldo Santos (PR)

Open Profissional Feminina

Campeã: Marina Costa (RS)

Vice: Paula Toledo (MG)

3ª: Giovanna Veiga (MG)

Open Adulto Masculina

Campeão: Sidney Costa (MG)

Vice: Vinicius Morello (SP)

Semifinalistas: Murilo Fernandes (SP) e Flávio Pereira (SP)

DSC00512_640x480Carla Vilela e Linamara Ferrigno

Open Adulto Feminina - Feminina A

Campeã: Carla Vilela (MG)

Vice: Linamara Ferrigno (SP)

Open Adulto Feminina - Feminina B

Campeã: Viviane Costa (RS)

Vice: Nayanne Couto (MG)

Open Adulto Feminina - Feminina C

Campeã: Zeina Haje (RJ)

Vice: Léa Fantin (RJ)

DSC00531_640x480Luiz Eduardo Oliveira e Pedro Gomes

Open Juvenil Masculina

Campeão: Luiz Eduardo Oliveira (MG)

Vice: Pedro Gomes (MG)

Semifinalistas: Cassiano Silva (RJ) e Caio Magnani (SP)

DSC00532_640x480Luiza Carbonieri e Victoria Cansini

Open Juvenil Feminina

Campeã: Victória Cansini (PR)

Vice: Luiza Carbonieri (SP)

DSC00526_640x480Lucas Oliveira e Bruno Nicoletti

Juvenil Sub 13 Masculina

Campeão: Bruno Nicoletti (SP)

Vice: Lucas Oliveira (MG)

DSC00522_640x480Vitor Magnani e Pedro Gomes

Juvenil Sub 15 Masculina

Campeão: Pedro Gomes (MG)

Vice: Vitor Magnani (SP)

Juvenil Sub 17 Masculina

Campeão: Raphael Shinckar (SP)

Vice: Giovani Machado (SP)

Semifinalistas: Ygor Pires (MA) e Pedro Portes (MG)

DSC00516_640x480Diego Gobbi e Marcelo Braga

Juvenil Sub 19 Masculina

Campeão: Diego Gobbi (SP)

Vice: Marcelo Braga (MG)

Semifinalistas: Luiz Eduardo Oliveira (MG) e Cassiano Silva (RJ)

DSC00506_640x480Giovanna Veiga e Giovanna Ambrozi

Juvenil Sub 19 Feminina

Campeã: Giovanna Ambrozi (SP)

Vice: Giovanna Veiga (MG)

Semifinalistas: Victória Cansini (PR) e Luiza Carbonieri (SP)

DSC00529_640x480Murilo Fernandes e Thiago Castelo Branco

Master 19A Masculina

Campeão: Murilo Fernandes (SP)

Vice: Thiago Castelo (RJ)

Semifinalistas: Vinicius Morello (SP) e William Lopes (SP)

Master 19B Masculina

Campeão: Lucas Seixas (MG)

Vice: Robson Barros (SP)

Semifinalistas: Rhogan Margarida (SC) e Rafael Barros (SP)

DSC00524_640x480Daniel Hermeto e Daniel Leite

Master 25C Masculina

Campeão: Daniel Leite (SP)

Vice: Daniel Hermeto (MG)

Semifinalistas: Arthur Galdino (PB) e Marcos Piquet (RJ)

DSC00523_640x480Charles Chatti e Sidney Costa

Master 30A Masculina

Campeão: Sidney Costa (MG)

Vice: Charles Chatti (MG)

Master 30B Masculina

Campeão: Lucas Viola (MG)

Vice: Felipe Oliveira (MG)

Semifinalistas: Guilherme Ribeiro (MG) e Bruno Renzo (SP)

DSC00518_640x480Thomaz Correa e Marcelo Ribeiro

Master 35A Masculina

Campeão: Marcelo Ribeiro (MG)

Vice: Thomaz Correa (CE)

Semifinalistas: Rafael Silveira (MG) e Athayde Botto (RJ)

DSC00520_640x480Daniel Oliveira e Davis Figueiredo

Master 35B Masculina

Campeão: Davis Figueiredo (MG)

Vice: Daniel Oliveira (MG)

Semifinalistas: Alysson Lamounier (MG) e Marcos Pergher (MG)

DSC00521_640x480Claudio Dornellas e Rogerio De Chico

Master 35C Masculina

Campeão: Rogerio De Chico (SP)

Vice: Cláudio Dornellas (MG)

Semifinalistas: Flávio Nicoletti (SP) e José Henrique Lopes (RJ)

Master 40A Masculina

Campeão: Emerson Miranda (MG)

Vice: Alysson Correa (MG)

DSC00528_640x480Walter Meyer, Alexander Nery e Antonio Roldão

Master 45A Masculina

Campeão: Walter Meyer (SP)

Vice: Antônio Roldão (RJ)

Master 45B Masculina

Campeão: Fernando Teixeira (ES)

Vice: Márcio Portes (MG)

Semifinalistas: William Reis (MG) e Claudio Oliveira (RJ)

Master 45C Masculina

Campeão: Luiz Antonio Greco (MG)

Vice: Fernando Assis (SP)

Semifinalistas: Jurandir Maia (SP) e Antônio Carlos Gutierrez (SP)

DSC00517_640x480Marcos Pergher e Antonio Crozara

Master 50B Masculina

Campeão: Antônio Crozara (MG)

Vice: Rodolfo Nieto (RJ)

Semifinalistas: Mario Uchoa (RJ) e Carlos Eugênio Flud (SP)

DSC00511_640x480Luiz Pinto e Gilberto Venturini

Master 55C Masculina

Campeão: Gilberto Venturini (ES)

Vice: Luiz Carlos Pinto (RJ)

DSC00505_640x480Luiz Marcatto e Antonio Roldão

Master 60 Masculina

Campeão: Antônio Roldão (RJ)

Vice: Luiz Marcatto (SP)

Semifinalistas: Gilberto Venturini (ES) e Gilvandro Rodrigues (PB)

Você pode ver todos os resultados no Tournament Software, o link do XXXIV Campeonato Brasileiro de Squash é http://tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=03121D26-78E6-4B12-A0A4-E14BBA0D125C

Todas as fotos do torneio podem ser vistas nos álbuns do Facebook, os links são https://www.facebook.com/henriquesquash/media_set?set=a.604557466268415.1073741835.100001425016783&type=3 e https://www.facebook.com/media/set/?set=a.610966432298227.1073741830.592587120802825&type=1


Agradecimentos a Squash Brasil por algumas fotos.

anunciovirtualraqueteexpandido

Galeria de Fotos

Virtual Raquetes

VIRTUAL SQUASH
Telefone : (21)9438-3371 ou (21)7212-0606    
Email: contato@virtualsquash.com.br